Ceará Eficaz

Um grande potencial cearense na área das energias renováveis é o biodiesel. Segundo a Seagri, em dois anos, o Estado deve estar produzindo cerca de 140 milhões de litros do combustível. O Ceará também desponta como um dos potenciais produtores de biodiesel no País. Segundo projeções da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagri), em dois anos, cerca de 140 milhões de litros de biodiesel devem ser produzidos anualmente pelo Estado.

O primeiro grande passo no sentido de viabilizar a cadeia comercial desse combustível no Ceará foi dado anteontem, 16, com o início das operações da usina da Brasil Ecodiesel, em Crateús (localizado a 401 quilômetros de Fortaleza). A unidade, com nove mil m2 de área construída, produzirá 300 mil litros de biodiesel por dia e recebeu investimentos da ordem de R$ 12 milhões.

A própria tecnologia da produção de biodiesel a partir de óleos vegetais (como mamona, algodão e pinhão manso) foi desenvolvida no Ceará por Expedito Parente, no final da década de 70, e patenteada pelo pesquisador em 1980. “Fomos pioneiros no mundo na produção do biodiesel, inclusive com reconhecimento internacional”, acrescenta. A Tecbio é a fornecedora da tecnologia das usinas que a Brasil Ecodiesel está construindo em vários estados do País.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: