Ultrapasse as mídias tradicionais e seja Eficaz

A circulação média das revistas semanais caiu 1,5% entre os anos de 2010 e 2011. Números do Instituto Verificador de Circulação (IVC) apontam que a queda ocorreu em todos os setores e perfis editoriais, com apenas algumas exceções. O número é diferente do setor entre os anos de 2009 e 2010, quando a circulação das semanais cresceu 3,83%. As baixas na circulação atingiram tanto as assinaturas, que caíram 0,4%, quanto a venda avulsa, com queda de 2,66%. A retração também não diferenciou revistas de até R$ 5 (que caíram 1,28%) e com preço de capa maior que R$ 5 (queda de 1,55%). As maiores altas de circulação foram da revista Super Novelas (9,3%), Contigo (7,8%) e Caras (3,0%). As maiores quedas foram da Conta Mais (-37,8%), Super TV (-29,3%) e Recreio (-24,5%).

De acordo com Pedro Martins Silva, presidente executivo do IVC, “não há um padrão ou apenas um setor que tenha subido ou caído” e o comportamento das semanais em 2011 deve ser avaliado de forma particular, já que alguns títulos foram mais bem sucedidos que outros.

Semanais de informação

As quatro revistas semanais de informação – Veja, Época, IstoÉ e Carta Capital – também enfrentaram menos circulação paga em 2011.

Carta Capital sofreu queda de 9,4% na circulação, IstoÉ caiu 2,6%; a Época, 2,3% e a Veja, 1,1%.

Silva ressalta que, neste caso, o mercado absorveu a presença dos tablets de forma inicial e ainda não capitalizou plenamente o acesso dos usuários, já que 2011 foi um ano de experimentação, tanto pelos editores quando pelos leitores. Para Silva, em 2011 destacaram-se como elementos de mudança nos hábitos de leitura o aumento da banda larga no País, a busca por novas formatações do conteúdo online e a presença dos dispositivos móveis. Silva lembra, no entanto, que o desempenho das semanais também foi inferior à média do mercado geral de revistas nos anos anteriores.

Hora de buscar novas formas de chegar ao público desejado. Conheça as ferramentas de marketing promocional que a Eficaz pode lhe oferecer.

Fonte: Meio e Mensagem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: