Explicação Eficaz sobre as chuvas de São José

Para os cearense, hoje é um dia de tradicionais novenas, promessas e procissões para São José, padroeiro do Estado. Os pedidos ao Santo são por chuva, garantindo a fartura do nosso “inverno” (embora a estação chuvosa em questão ocorra nos meses de verão-outono oficiais).

Além da fé, as chuvas da terceira semana de março no Nordeste dependem de muitos fatores físicos. Elas são consequências de fenômenos meteorológicos como o conhecido “El Niño” e a ZCIT (Zona de Convergência Intertropical), um anel de ar úmido que envolve a Terra próximo à linha do equador, cuja origem das nuvens de chuva está na região da Terra Nova, no Canadá, próximo ao círculo polar ártico.

Quando a baixa pressão é mais forte na Terra Nova, o ar úmido engrossa a ZCIT que se desloca em direção às águas mais quentes próximas ao equador, acompanhando com um pequeno atraso o movimento do Sol. Assim, quando o Sol atravessa a linha do equador no equinócio de outono do hemisfério sul, entre os dias 19 e 21 de março, a ZCIT atinge sua posição mais ao sul, com o seu centro sobre a cidade de Quixadá, a 5° de latitude sul, no sertão cearense, provocando as chuvas do dia de São José.

Às vezes, porém, a chuva não chega. O movimento da ZCIT depende da tempertatura das águas no oceano, que na região equatorial varia entre 26° e 29°. E uma variação de 1 a meio grau entre as águas do Atlântico norte e do sul é a diferença entre um “inverno” chuvoso ou seco. Com as águas do Atlântico norte mais frias, a ZCIT desloca-se para o sul, trazendo suas nuvens carregadas. Se as águas do Atlântico estiverem mais frias no sul, entretanto, as chuvas serão despejadas na Amazônia.

Fonte: Revista Superinteressante

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: