Marketing é como namorar, casar e sustentar um casamento feliz

“Marketing interativo é como namorar”, compara Shar VanBoskirk, vice-presidente da Forrester Research Inc e uma das maiores autoridades no assunto nos Estados Unidos.

A explicação da metáfora feita pela especialista é a seguinte: assim como acontece em uma paquera, na relação entre empresas e consumidores as companhias não devem chegar e logo pedir em casamento. “É preciso conhecer o cliente antes”, afirma.

Em sua primeira viagem ao Brasil para participar hoje do Connect Global Tour, evento da ExactTarget sobre marketing interativo que acontece nesta quarta-feira (13/6) em São Paulo e irá passar também por Sydney, Toronto e Londres, Shar explica que um relacionamento mais próximo entre as marcas e os consumidores começa com o entendimento do que o cliente quer. “É preciso entender as necessidades para ter uma conversa gradual”.

E o e-mail não está descartado, apesar do crescimento de outros canais digitais como as redes sociais. O correio eletrônico continua sendo uma ferramenta importante de marketing interativo, na opinião da executiva.

“Até mesmo para atrair os consumidores para a página da empresa no Facebook, o email tem sido útil”, diz.

 

Integração

E é exatamente nessa integração entre os canais de comunicação que a executiva atua na Forrester, há 12 anos.

Para Shar, a medida em que os meios de comunicação digital aumentam, a integração também deve ser maior. Ela prevê que em cerca de cinco anos o consumidor será “always adressable” (sempre alcançável).

Isso ocorrerá porque diferentes objetos terão recursos de interatividade, como as geladeiras, por exemplo, e as empresas terão que aprender como tirar proveito desses pontos de contato.

“Será possível patrocinar até o que os consumidores estão vendo por meio do Google Glass Project”, exemplifica, se referindo aos óculos que usam realidade aumentada que estão em desenvolvimento pelo gigante de buscas.

Fonte: Brasil Econômico.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: