Ingleses protestam contra excessos publicitários durante as Olimpíadas

Diante do movimento Brandalism, que invadiu placas de outdoor em Londres e em outras quatro cidades britânicas, desde a última segunda-feira (16), a OMC (Outdoor Media Centre), associação que reúne as empresas de mídia exterior do Reino Unido, se posicionou na tarde de hoje contra a manifestação artística. Ela é caracterizada como um movimento de guerrilha contra a publicidade e contra interesses comerciais da Olimpíada de Londres.

Os organizadores do movimento posicionam o Brandalism como a primeira ação internacional de subertising, a “publicidade subversiva”. Anunciantes como McDonald`s e Nike, além comitê organizador de Londres 2012, foram criticados na guerrilha.

No comunicado, a OMC informa que “A indústria de mídia exterior lamenta esse movimento irresponsável com o uso indevido de locais de posters para mensagens ilegais de propaganda de agitação do ‘Brandalism’. Consideramos a atividade criminal e estamos tomando providências legais.”

A associação também informa que está trabalhando para que o movimento tenha a mínima repercussão possível. “Protegemos os interesses dos anunciantes da intervenção do graffiti e de cartazes afixados indevidamente. Já levamos vândalos às Cortes de Justiça.”, lê-se no comunicado.

O comunicado também destaca que a população britânica tem uma reação positiva com a publicidade de mídia exterior e o número de queixas vem caindo 40% ano a ano de acordo com a ASA (Advertising Standard Authority).

O ceo da OMC, Mike Baker, disse ao que campanhas de ativistas contra a publicidade não são novidades no mercado de comunicação e que o Reino Unido nem a mídia exterior, especificamente, são os primeiros a serem atingidos por esse tipo de ação.

Fonte: Propmark

Exemplo de mídia externa:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: