Grandes marcas nas Olimpíadas de Londres

Os Jogos Olímpicos de Londres terão sua Cerimônia de Abertura hoje, mas a chama do espírito olímpico já está acesa há algum tempo.

No decorrer das semanas anteriores, a publicidade se encarregou de potencializar o espírito olímpico em campanhas que exploraram os mais diversos sentimentos, indo do amor de mãe à provocação. Anunciantes globais, como Coca-Cola, Procter&Gamble, Visa e Omega, e nacionais, como Caixa e Petrobrás, se encarregaram dessa missão.

Veja algumas dessas campanhas:

Coca-cola

A mistura de ritmos formados a partir de sons musicais e tradicionais ruídos gerados em competições esportivas resultou na campanha comemorativa aos Jogos Olímpicos da Coca-Cola. O filme, intitulado “Move to the Beat”, tem trilha sonora escrita pelo produtor Mark Ronson e pela cantora inglesa Katy B. e foi ambientado em Hackney Wick com vista para o Parque Olímpico. A campanha contou com a participação de 26 atletas profissionais, como Darius Knight, Dayyan Jaffar e David Oliver. Leia mais aqui sobre a campanha da Coca-Cola que posta na fusão de música e esporte.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=rK62rsDkmko
“Move to the Beat”, da Mother de Londres para a Coca-Cola.

Omega

A campanha da Omega, marca suíça de relógios, mostra esportistas nos últimos momentos de concentração antes de suas respectivas competições. A trilha sonora da usada na campanha é o hit “Start me Up”, dos Rolling Stones, e o filme é estrelado por atletas de diversas modalidades e países, como a nadadora americana Natalie Coughlin e o velocista norte-americano Tyson Gay.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=QSRXCVfJAOE
A marca chega em 2012 aos 80 anos de sua primeira participação no evento.

Caixa

Com criação da BorguiErh/Lowe, a campanha institucional para os Jogos Olímpicos de Londres da Caixa conta com duas peças: uma que mostra os atletas treinando suas respectivas modalidades e outra com o ponto de vista do torcedor. O objetivo da Caixa era mostrar o relacionamento da empresa com o esporte brasileiro e incentivar o público a torcer pelo Brasil nas competições. Para saber soube as outras ações de comunicação da empresa durante as Olimpíadas, clique aqui.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=3L1JDDswUu8
Campanha criada pela BorguiErh/Lowe para a Caixa pelos Jogos Olímpicos de Londres.

Sadia

Patrocinadora das Confederações Brasileiras de Judô, e Desportos Aquáticos e Ginástica, a Sadia lançou um filme, criado pela DPZ, que procura mostra de forma lúdica que praticar esporte deve ser prazeroso e divertido. Os principais atletas patrocinados pela Sadia aparecem em mundo divertido, feito de lembranças e sensações da infância. O filme é encerrado com a “Família Sadia”, formada por nove representantes nas Olimpíadas, reunida com o mascote da marca.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=elGzzEGOG_k
“Momentos do Esporte”, da DPZ para a Sadia.

Petrobrás

Para demonstrar apoio aos atletas brasileiros que estarão competindo nos Jogos Olímpicos de 2012, a Petrobras lançou a campanha “A Petrobrás acredita em quem acredita”. Além do filme, a F/ Nazca Saatchi & Saatchi criou um hotsite para hospedar o “acreditômetro”, ferramenta que promete calcular a energia enviada pelos torcedores. Para ler mais sobre essa campanha, clique aqui.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=S2l1LDoX51A
“A Petrobras acredita em quem acredita”, da F/ Nazca Saatchi & Saatchi para a Petrobrás.

Bradesco

Para os Jogos Olímpicos, o Bradesco lançou a campanha “Agora é BRA. BRA de Brasil, BRA de Bradesco”, desenvolvida pela WMcCann, que apresenta o projeto institucional da empresa e exalta os atletas nacionais e suas respectivas modalidades esportivas. Para saber mais sobre outra campanha do Bradesco, clique aqui.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=5idB5r0V8Yk
“Agora é BRA. BRA de Brasil, BRA de Bradesco”, da WMcCann para o Bradesco

P&G

A P&G usa os Jogos Olímpicos como plataforma para se comunicar com as mães. Nesse sentido, o anunciante lançou o premiado comercial “Best Job in The World”, que conquistou um Leão de Ouro em Film Lions no Festival de Cannes. O Brasil é um dos quatro países presentes no roteiro, ao lado de China, Estados Unidos e Reino Unido. Na sequência, a marca lançou “Kids”, um filme que aposta nas crianças, que interpretam atletas olímpicos se preparando para sua participação nos Jogos Olímpicos. O principal momento do filme é a cena da mãe de um dos atletas aflita em um momento clímax da competição. “Kids” é assinado por Daniel Kleinman, da Epoch Films.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=lmgPODFXAQk
“Best Job in the World”, da W+K Portland para P&G.
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=zRaQRbAxXaA
“Kids”, da W+K Portland para P&G.

McDonald’s

Criada pela Leo Burnett de Londres a campanha da McDonald’s para os Jogos Olímpicos adotou uma abordagem que foge dos atletas. O foco da peça são os torcedores e a forma apaixonada como eles apoiam os competidores.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=n23XAXi9a2g
“We All Make The Games”, da Leo Burnett de Londres para McDonald’s.

Visa

Patrocinador há 25 anos dos Jogos Olímpicos, a campanha da Visa, intitulada “The Difference” tem narração de Morgan Freeman e destaca em uma série de anúncios o que faz a diferença entre ganhar ou não oito medalhas olímpicas como o nadador norte-americano Michael Phelps. A campanha é a maior da marca nos últimos 25 anos para os Jogos, estando presente em mais de 70 países.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=JodSbCX_tKw
Campanha “The Difference” da Visa para as Olimpíadas 2012.

BBC

Uma campanha da RKCR/Y&R para a rede BBC mostra, em animação, atletas britânicos usando locações conhecidas do Reino Unido como estádio para a prática de seus esportes. O filme é acompanhado pela música “First Steps”, com a performance de Elbow, com a Orquestra Filarmônica da própria BBC e o coro gospel Nova Vox.

http://www.youtube.com/watch?v=4cVrjFlt4hI

Fonte: Meio e Mensagem e YouTube

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2 Comentários »

  1. Marinha Luiza said

    Muito bom! Adorei! A da P&G é fantástica!

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